Especial 2 em 1: Bugs

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando surgiu o primeiro Bug?


Já parou para se perguntar como seria bom um software perfeito, isto é, sem erros nem falhas? Muitas vezes irrita muito os usuários causando danos maiores ao computador, mas, qual foi o primeiro bug da história?


A resposta é simples: um inseto!


Estranhou? Da onde poderia vir o termo bug, se a primeira falha em um computador não fosse realmente um inseto [ironia mode on].


Vamos aos dados históricos:


Local: Universidade de Harvard
Data: 1945, 9 de setembro
Situação: O computador Mark II apresenta malfucionamento e a Dra. Grace Murray e sua equipe trabalham para sanar o problema e depois de verificar cada item, descobrem que o problema era uma simples mariposa presa em uma das peças.


Assim, surgiu a frase: "First case of bug being found" , o equivalente a "Primeiro caso de um bug encontrado". Deste modo, o termo "bug" ficou famoso no mundo da computação.


====================================================================================================


O bug do Milênio


Bug Y2K (Bug Year two thousand) foi o nome conhecido de um dos mais comentados bugs da história .

Local: Todos os sistemas informatizados do mundo.
Data: Anos 60
Situação: Nos sistemas existentes naquela época, todas as datas eram representadas por dois dígitos. Os programas simplesmente adicionavam um "19" na frente para formar o ano completo. Assim, quando o calendário atingisse a virada, de 99 para 2000, o computador iria exibir a data de "19+00", 1900. Os efeitos eram previsíveis: desde simples danos em hardware, pelo sistema BIOS, a sérios problemas, como em bancos, porque se as datas "voltassem" os clientes veriam sua aplicações dando juros negativos, credores passariam a ser devedores e boletos de cobrança seriam impressos com 100 anos de atraso. Grave não?

Com isso, as empresas começaram a trocar as maquinas por modelos mais novos e novos modelos de implantação de data foi incorporado: todos os anos depois de 25 seriam adicionados "19", e, todos os anos antes de 25 seriam adicionados "20".

Imagem: Veezzle

Esse bug gerou uma onda de pânico, principalmente onde os computadores estavam popularizados, mas, ao mesmo tempo, gerou muito lucro para as empresas de informatica e deu origens a muitos filmes. Uma versão moderna do "pânico do fim do mundo" que a acometeu a Europa Medieval na virada de 999 para o ano 1000.

Vamos ver quais serão os próximos "grandes bugs" que virão bater nossa porta. Deixe seu comentário a respeito dos bugs. Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

- Compartilhe sua opinião!
- Não publique textos ofensivos ou que ferem a integridade moral dos outros.
- Não xingue nem insulte outras pessoas por meio desse formulário.
- Você pode comentar utilizando sua conta do Google(Orkut, Gmail, Youtube, por exemplo), uma conta LiveJournal, WordPress, TypePad, AOL IM, OpenID ou ainda utilizando seu nome junto com um site/URL.
- Evite comentar como anônimo
- Informe falhas no formulário de comentário aqui

Leitores Fiéis:

Continue navegando

BlogBlogs.Com.Br Google Analytics Alternative diHITT - Notícias