O antes e o depois dos programas e serviços mais famosos Parte I

sábado, 14 de agosto de 2010

Você sabe qual foi o passado dos seus programas favoritos?


Muito mudou desde os primeiros computadores, os primeiros aplicativos e sistemas operacionais. Vou retomar aqui, ainda em clima de nostalgia, alguns dos programas, jogos e serviços que ficaram muito famosos no passado.


Bom, pra começar, vamos ver a base de qualquer computador pessoal: O sistema operacional.

Temos aí o nosso querido [ou nem tão querido assim...] Windows 95. Lento. Cheio de Bugs. Inovador. Quem não se lembra de esperar muuuito tempo pro sistema iniciar?
A Microsoft lança para o mundo aquele que faria do Windows, anos depois, líder em mercado, no mundo inteiro. Na época, foi aclamado, afinal de contas não se tinha visto nada igual com relação à sistemas operacionais.









Hoje contamos com o Windows 7, que veio substituir o suposto fracasso do Vista, e pretende fazer mais sucesso que o XP.

Deixando o Windows pra lá, vamos aos comunicadores instantâneos:

Puxando pela memória, lembro do mIRC e do ICQ.




O mIRC, com uma interface confusa, foi um sucesso aqui no Brasil [há uns 10 anos atrás] atingindo cerca de 50 mil usuários no maior servidor daqui do Brasil. Começou um processo de decadência com o lançamento e cada vez mais     recursos do ICQ e do Messenger. Embora tenha perdido quase todos os usuários ativos, o mIRC continua com alguns servidores online.

Já o ICQ, com uma interface intuitiva, foi uma febre antes mesmo do MSN. O modo de conversar, de trocar arquivos e ficar conectado com os amigos do ICQ sobrevive até hoje. Há quem diga que ele é mais seguro e que tem as transferências mais rapidas de usuário x usuário do que o Messenger. Atualmente, com a mesma base e objetivo do ICQ temos o Skype, que pretende abocanhar boa parte dos usuário do MSN.

Por falar em MSN, não podemos esquecer da primeira versão deste. O Windows Messenger. Quem não se lembra? Nada de emoticons, conversa com áudio e vídeo ou uma simples imagem de perfil. A primeira versão era simples e cumpria sua função: possibilitar a troca de mensagens instantâneas entre duas pessoas. Mas para a Microsoft isso era pouco. Por isso temos hoje o Windows Live Messenger em sua 15ª versão.


E como era feito para baixar música, vídeos e fotos?

Bem, vamos com calma, há alguns anos os conteúdo de mídia não era tão difundido na rede, mas havia alguns modos de baixar as músicas preferidas [de forma lícita ou ilícita]. Era a hora do Napster, do eMule e do Kazaa.

Os três continuam até hoje, mas não com o mesmo sucesso de antes. Napster e Kazaa lutam o primeiro lugar com o Ares Galaxy. Já o eMule continua com força no ramo de torrent. Mesmo com as constantes denúncias de pirataria na rede, são programas que valem a pena ter instalados no computador.

E depois de baixar, onde que tocavam essas músicas e vídeos?

Antes do Windows Media Player, da microsoft, vir pré instalado nos computadores junto com o Windows, eram utilizados com mais frequência os favoritos dos usuários: Winamp e RealPlayer.


Ricos em funções, boas interfaces e leves. Dominavam o número de instalações em computadores. O Winamp na reprodução de música e o RealPlayer com a reprodução de arquivos *.rmvb.
Os dois continuam conosco até hoje, batendo de frente com o WMP, vezes com sucesso, outras vezes, nem tanto sucesso assim. Contudo, merecem ser respeitados diante tantas escolhas possíveis hoje em dia.

Então essa é a primeira parte da nossa busca pelo antes e depois dos programas que foram famosos muitos anos atrás.

Deixe seu comentário e responda: Qual programa deixou mais lembranças para você?

0 comentários:

Postar um comentário

- Compartilhe sua opinião!
- Não publique textos ofensivos ou que ferem a integridade moral dos outros.
- Não xingue nem insulte outras pessoas por meio desse formulário.
- Você pode comentar utilizando sua conta do Google(Orkut, Gmail, Youtube, por exemplo), uma conta LiveJournal, WordPress, TypePad, AOL IM, OpenID ou ainda utilizando seu nome junto com um site/URL.
- Evite comentar como anônimo
- Informe falhas no formulário de comentário aqui

Leitores Fiéis:

Continue navegando

BlogBlogs.Com.Br Google Analytics Alternative diHITT - Notícias