10 motivos para abandonar o Internet Explorer

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Não ao navegador da Microsoft!

Com 15 anos o IE ainda parece uma criancinha...
Que IE não é o preferido dos internautas, isso todo o mundo sabe. Mas continua sendo o navegador masi utilizado no mundo. O principal motivo é porque ele já vem instalado no computador com o Windows.



Bem, embora ele tenha essa leve vantagem diante a concorrência, milhões de pessoas o abandonaram. Veja os 10 principais motivos para deixá-lo esquecido também:


1) Segurança:



Segurança é um quesito muito importante na hora de escolher a forma de navegar na internet. E, por mais que a Microsoft esteja lutando para oferecer aos usuários proteção, o IE não é considerado seguro [principalmente da versão 7 para baixo].
Fonte: iStock

Independente da versão, o IE é considerado muito perigoso por programadores e web designers, pelo motivo de ser vulnerável e permitir a invasão por hackers e outros males da Internet.

2) Um dilema para web designers e programadores

A criação de páginas para a web é um problema para quem trabalha com isso. O problema é que existem alguns padrões seguidos na Internet e que simplismente não são seguidos pelo IE.

O tempo que se leva para desenvolver uma página para ser exibida corretamente nele pode ser o dobro do que se utiliza em outros navegadores.

E ainda, uma das maiores reclamações dos programadores é que "um erro encontrado no Mozilla Firefox, Opera, Chrome ou Safari, pode ser corrigido facilmente, já o mesmo erro no Explorer, pode levar várias horas para ser solucionado."

3) Interface

Enquanto a concorrência elege um visual cada vez mais simples, com foco na exibição da conteúdo página e na praticidade, o IE não segue a mesma tendência e deixa a desejar mais um vez.

Ele ocupa muito mais espaço na tela que os outros navegadores. Compare:

Internet Explorer 8
Opera 10
Para muitos a interface do IE não é das melhores e ainda é muito poluída.

4) Personalização

Você adorar personalizar seu navegador, colocar skins que deixam seu browser mais com seu jeito.
O Chrome possui uma galeria de temas e extensões a sua disposição, o Firefox tem um centro de downloads que o ajudam a fazer as melhores escolhas ou criar sua própria skin, o Opera além dos temas permite que você faça mudanças na interface e adicione widgets ao navegador. O Internet Explorer? Bem... você pode navegar em tela cheia se quiser. E só isso.

5) Como desinstalar o IE?

Você provavelmente não tentou fazer isso ainda, mas quando for tentar, saiba que não será tarefa fácil.  Apesar de o site da Microsoft informar que  é possível fazer isso através do Painel de Controle – como removemos qualquer outro aplicativo – ao acionar a lista de programas, o IE não está lá. É necessário procurar programas e novos atalhos para eliminar este navegador de sua máquina.

6) Lentidão é o nome do jogo

O Internet Explorer é o mais lento de todos os navegadores atuais. Veja a comparação entre os maiores browsers. A diferença de velocidade entre Firefox, Chrome, Opera e IE é perceptível por qualquer usuário.

7) Extensões

Add-ons são quase indispensáveis para qualquer cliente doméstico. Verificar e-mails, atualizar status no Twitter, ler conteúdo RSS, tudo isso direto do navegador.

O IE demorou muito para incorporar o uso de extensões. E demorou muito mais para permitir que os usuários compartilhassem suas próprias extensões com o resto do mundo. Ele ainda está muito atrás dos outros quanto ao quesito qualidade e variedade de plugins e add-ons. Para quem gosta de personalizar o navegador, o IE definitivamente não é a melhor opção.

8) 15 anos e 8 versões

Enquanto os outros lançam versões de tempos em tempos, corrigindo erros e acrescentando novas funções, o Internet Explorer faz grandes atualizações em grandes espaços de tempo. Desse modo as inovações e correções demoram a chegar para os usuários do IE [de 1995 para cá, foram feitas apenas 8 atualizações]. Comparando: O Google Chrome [oficialmente lançado em 2008] está em sua 5ª versão, e oferece aos usuários a versão beta da sua 6ª versão, e promete realizar atualizações a cada 6 semanas logo após o lançamento da versão final.

A Microsoft diz que o lançamento da versão 9 de seu browser está prevista para setembro. Porém, como sempre, temos um problema: Aparente o IE9 não poderá ser instalado em máquinas com o Windows XP.

Imagem: Techinical Preview do IE9/cnBeta.com
9) Rejeição de muitas empresas e sites

Se os usuários domésticos não aguentam o IE, com os usuário corporativos não poderia ser diferente.

Orkut e Twitter afirmam não oferecer mais suporte ao o IE6 e não aceitam usuários com esse navegador instalado. Entretanto, muitas empresas vão além, cortando totalmente os vínculos com o Internet Explorer [em qualquer versão], alegando problemas de compatibilidade e principalmente segurança.

E cada vez mais surgem web designers recusando-se a desenvolver sites para o Internet Explorer e empresas e bancos recomendam o uso de outro navegador.

10) Na concorrência é melhor

Deveria ser o subtítulo do IE.
Apesar de ser muito utilizado por pessoas em todo o mundo, vale apena experimentar outras opções.

As três principais são Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.
Está em dúvida sobre qual escolher? Veja nossa comparação: Parte 1 e Parte 2

Qual sua opinião sobre o Internet Explorer? Deixe sua reclamação ou o que mais te irrita no IE. Se quiser, faça um pedido a respeito do que você gostaria de ver escrito no Blog .com/

Veja o texto original no site do Baixaki. Por Daniele Starck

0 comentários:

Postar um comentário

- Compartilhe sua opinião!
- Não publique textos ofensivos ou que ferem a integridade moral dos outros.
- Não xingue nem insulte outras pessoas por meio desse formulário.
- Você pode comentar utilizando sua conta do Google(Orkut, Gmail, Youtube, por exemplo), uma conta LiveJournal, WordPress, TypePad, AOL IM, OpenID ou ainda utilizando seu nome junto com um site/URL.
- Evite comentar como anônimo
- Informe falhas no formulário de comentário aqui

Leitores Fiéis:

Continue navegando

BlogBlogs.Com.Br Google Analytics Alternative diHITT - Notícias